Pintura como Terapia na Terceira Idade

Pintura como Terapia na Terceira Idade

Com a aposentadoria e o fim do dia-a-dia de trabalho, é de extrema importância que o idoso ocupe o tempo livre com atividades benéficas a saúde.

Uma das maiores dificuldades na terceira idade – e que desenvolvem inúmeros problemas de saúde – é a letargia que o idoso se encontra após anos de atividade constante.

Portanto, existem diversas atividades terapêuticas que auxiliam na prevenção e cura de doenças, além de trazerem autoestima, bem-estar e sociabilidade para o idoso.

Uma dessas terapias pode ser a pintura como um novo hobby. E nem precisa ser nenhum artista profissional: basta um pincel, uma tela em branco e as tintas.

A pintura como terapia na terceira idade, além da já citada prevenção de doenças, atua como uma válvula de escape e de exposição dos sentimentos do idoso.

Pintura como Terapia na Terceira Idade – Benefícios

O maior benefício físico está no desenvolvimento da coordenação motora, aspecto muito afetado nesta época da vida. Os movimentos contínuos também estimulam a corrente sanguínea.

Em termos cognitivos, os canais sensoriais são ativados durante a prática da pintura, auxiliando no equilíbrio das emoções do idoso, além de propiciar a liberação da imaginação, criatividade e de pensamentos do subconsciente.

A memória também é estimulada, devido a necessidade de constante evolução e aprendizagem. A atividade sendo feita com continuidade, mantém os neurônios ativos e a capacidade cerebral em pleno funcionamento.

Além disso, a pintura como terapia na terceira idade, ao exigir concentração, acaba aprimorando a capacidade de análise e observação minuciosa do idoso. Com isso, os progressos e desenvolvimento das habilidades passam a aumentar os níveis de autocrítica e autoestima do idoso.

Quando praticado em aulas em grupo, o fator de socialização aumenta consideravelmente e, como dito anteriormente, sintomas de depressão, ansiedade e isolamento são eliminados, proporcionando bem-estar do praticante devido ao aumento de relações interpessoais com novas pessoas, seja na troca de informações, dicas ou aprendizagem de novas técnicas.

Pintura como Terapia na Terceira Idade – Como Começar?

Existem diversas oficinas de arte que promovem aulas de pintura em tela para a terceira idade.

Porém, as vezes as aulas podem sair por um valor muito elevado devido ao uso dos materiais, portanto, a prática pode ser realizada em casa, com materiais simples.

 

Fonte: http://blog.residencialdvillamathilde.com.br/2017/10/20/pintura-como-terapia-na-terceira-idade/