A Importância da Atividade Física para o Idoso

A atividade física é essencial para a saúde e para o bom funcionamento do corpo e da mente na terceira idade. Segundo uma pesquisa britânica sobre a importância da atividade física, publicada em 2018, atividades leves e simples, como passear pela vizinhança, cuidar do jardim ou brincar ao ar livre com os netos, podem contribuir mais do que se imagina para a saúde na terceira idade. Segundo os pesquisadores, algumas horas semanais de atividade física já são suficientes para diminuir o risco de morte em pessoas idosas. Cerca de 30 minutos de atividade de baixa ou moderada intensidade são suficientes para diminuir o risco de morte em até 33%.

O aumento da longevidade é uma tendência global, inclusive no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no período de 2000 a 2015, a expectativa de vida aumentou em cerca de 5 anos, em todo o mundo. Com o envelhecimento da população, é cada vez mais necessário traçar estratégias que permitam que essas pessoas vivam a velhice de forma saudável e produtiva. Para isso, a promoção da prática regular de atividade física voltada para idosos é uma das iniciativas mais eficazes.

Contudo, o processo de envelhecimento é caracterizado por transformações progressivas e irreversíveis. A pessoa idosa não tem mais condições de realizar com firmeza as tarefas que sempre executou, e isso pode gerar frustração, indisposição e desânimo na hora de realizar uma atividade física. Por isso, a Associação Raízes da Vida tem realizado trabalhos ao longo dos anos que proporcionam a longevidade e independência do idoso, trazendo uma vida mais saudável.

Além da promoção da autoestima e da disposição, a atividade física na terceira idade é importante por agir sobre o envelhecimento, prevenindo o atrofiamento precoce e, com isso, muitas vezes, a limitação funcional. Entre os benefícios biológicos, destaca-se a melhora de sistemas que ficam comprometidos na terceira idade, como as capacidades cardiovascular e respiratória. Além disso, a importância do incentivo à prática de atividade física na terceira idade também se justifica pela promoção da socialização, por meio de grupos de atividades e lazer.