Ginástica para a 3ª Idade

Definição

Diferencia-se a idade entre cronológica, biológica além de psicológica, social e funcional (Singer, 1981).

Portanto é empírico afirmar com quantos anos se atinge a chamada “terceira idade”. O que se pode afirmar é que a prática de atividade física regular através do tempo, tende a retardar a chegada dessa “terceira idade” por prolongar as capacidades funcionais normais do indivíduo devido à manutenção sadia das estruturas do organismo (qualidade de vida).

Segundo Nicola (1986), existem quatro etapas de envelhecimento, diferenciadas da seguinte forma:

– Idade do meio ou crítica – dos 45 aos 60 anos, aproximadamente – Encontram-se os primeiros sinais de envelhecimento, que representam freqüentemente uma tendência ou predisposição ao aparecimento de doenças;

– Senescência gradual – dos 60 aos 70 anos, aproximadamente – É caracterizada pelo aparecimento de alterações fisiológicas e funcionais instaladas, típicas da idade avançada;

– Velhice – Nesta idade, que se inicia por volta dos 70 anos, está-se frente ao velho ou ancião no sentido estrito;

– Longevo – ou grande velho – Aquele com mais de 90 anos.

De maneira geral, os estudiosos em gerontologia são unânimes em salientar que a idade cronológica não corresponde à idade biológica, e essa classificação é utilizada como uma orientação para o profissional quanto a maneira de se abordar a problemática apresentada pelo indivíduo: se preventiva, reabilitativa ou paliativa.

Dentre os vários conceitos sobre envelhecimento, destaca-se o seguinte:

– Envelhecimento é a conseqüência de alterações, que os indivíduos demonstram, de forma característica, com progresso do tempo, da idade adulta até o fim da vida (Singer, 1981).

Várias são as teorias que tentam explicar cientificamente o fenômeno do envelhecimento, entre elas estão:

– Teoria dos distúrbios no mecanismo de reparação do DNA (Strehler, 1976);

– Teoria de erros nas funções celulares fundamentais (Hahn, 1979);

– Teoria dos radicais livres, que surgem na presença do Oxigênio e atacam as membranas celulares causando envelhecimento;

– Teoria do stress (fase de alarme, fase de resistência, fase de esgotamento). A fase de esgotamento consistiria no envelhecimento, caracterizado por uma diminuição da resistência (Selye em Plat 1976, Selye em Rotzsch 1982).

Objetivos e benefícios

Várias pesquisas comprovam que a atividade física, seja ela qual for, desde que bem orientada, promove benefícios a saúde.

Recentemente documentou-se a importância da força para a manutenção da homeostase e hemodinâmica na vida diária. Ou seja, idosos com pouca força muscular apresentaram aumento acentuado na freqüência cardíaca e pressão arterial. Isso devido à falta de força fazer com que atividades comuns no cotidiano tornem-se esforços de alta intensidade (Chwalbinska, Moneta, et. ali, 1989 apud Santerém).

Os principais objetivos e benefícios da ginástica na terceira idade são:

– Manutenção da massa magra (músculos) torna o idoso apto a realizar tarefas diárias que exigem maior intensidade de força, tais como: subir escadas, carregar objetos, sentar e levantar de alturas relativamente baixas, dar pequenos piques etc. Todas essas tarefas são muito mais comuns para o idoso, do que correr ou nadar longas distâncias;

– Manutenção de um alto metabolismo basal, devido à massa magra, evitando assim obesidade e suas conseqüências;

– Prevenção de doenças crônico-degenerativas, tais como: osteoporose, por influenciar positivamente na mineralização e na matriz óssea;

– Fator psicológico: desenvolve a alta estima aumentando a vaidade e a vontade de viver;

A ginástica na terceira idade também previne e combate doenças como:

– Diabetes: é uma patologia que tende a afetar as pessoas com o passar do tempo. Principalmente a diabete do tipo 2, que é aquela onde o pâncreas produz quantidade insuficiente de insulina. A atividade física estimula a produção e secreção de insulina pelo pâncreas, diminuindo a necessidade de administração exógena. Deve haver um perfeito equilíbrio entre dieta, exercício e insulina.

– Varizes: doença de grande influência genética que atinge tanto jovens quanto idosos. Porém com o passar dos anos, esta passa a incomodar mais. A prática de exercícios (principalmente com pesos) produz dilatação das veias periféricas normais, beneficiando a circulação sangüínea, diminuindo a sensação dolorosa e de peso nas pernas.

A atividade física interage para uma melhor função do organismo idoso, levantando-se as seguintes considerações: o tempo altera o desempenho físico, mas a prática regular de atividades físicas restringe tal alteração e, mesmo que não assegure o prolongamento do tempo de vida, garante o aumento do tempo da juventude, oferecendo proteção à saúde nas fases subseqüentes da vida, contribuindo para a recuperação de determinadas funções orgânicas, levando consequentemente a uma organização fisiológica, sendo um dos melhores remédios para combater as doenças hipocinéticas, geradas pela inatividade da vida moderna.

Fatores a serem trabalhados

  • Reeducação postural;
  • Força muscular;
  • Mobilidade articular;
  • Equilíbrio;
  • Coordenação;
  • Capacidade aeróbia;
  • Respiração;
  • Relaxamento.

Movimentos prejudiciais

  • Flexão total dos joelhos;
  • Tocar os dedos do pé com as pernas estendidas e os joelhos travados;
  • Flexões da cabeça para trás;
  • Movimentos rápidos ou abruptos;
  • Qualquer movimento de alongamento ou balanço envolvendo duas pessoas;
  • Estender exageradamente os joelhos para frente;
  • Atividades de alto impacto;
  • Sentar-se com as pernas estendidas;
  • Prender a respiração durante o exercício;
  • Abaixar o tronco e a cabeça abaixo da linha da cintura;
  • Sentar-se ou levantar-se imediatamente após o exercício.