Prática de atividades físicas ajuda idosos a manter força e equilíbrio

Pilates e hidroginástica são as atividades mais procuradas pelos novos atletas

Idosos fazem hidroginástica em Porto Velho (RO) (Foto: Keila Alves)Idosos encontram na atividade física uma aliada para melhoria de vida (Foto: Keila Alves)

A geriatra Hellen Arruda explica que o envelhecimento é heterogêneo, ou seja, é diferente para cada pessoa. Uma mulher de 60 anos pode apresentar determinado problema que outra aos 70 pode nunca vir a ter. A especialista explica ainda que fatores externos como a genética, os hábitos alimentares e vícios podem encurtar o caminho para problemas de saúde.

– O envelhecimento é bem heterogêneo, os órgãos e tecidos eles envelhecem de forma diferente ao longo do tempo e muitas coisas interferem na questão de envelhecimento. A genética, mas principalmente os hábitos de vida, como a pessoa vive, qual é o contexto que ela vive, como é sua alimentação, como é a sua estrutura familiar.

Dona Josefa idoso esporte (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Dona Josefa Líbia é aposentada, mas descobriu na atividade física um bom remédio para as suas dores. Ela pratica hidromassagem há muitos anos, e decidiu se aventurar no pilates. As dores  diminuíram e ela já vê um salto na qualidade de vida.

– Eu vivia em casa cheia de dor e aqui [pilates] deu uma boa melhorada. Não é que eu não sinto mais dor, sinto, mas é bem menos – contou.

Francisca Oliveira também frequenta o pilates, e tem até                                                                                        rotina definida: são três dias da semana reservados para a atividade física. Já colhendo os benefícios da atividade, ela garante que todo o seu corpo é beneficiado com a prática regular de exercícios.

– É uma questão de estar bem consigo mesmo, e para eu estar bem comigo mesma eu tenho que estar com o meu organismo bem, funcionando bem e é por isso que eu procuro atividades físicas.

A hora da atividade física é também o momento de socialização. Durante as aulas de hidroginástica Enaura e Marilene Rocha, mãe e filha, aproveitam a hora do exercício para fazer novas amizades.

– É muito bom, fazendo essas atividades nós desenvolvemos muito o corpo, a mente e até a língua (risos). É, a língua! Aqui a gente conversa muito (risos) – contou Marilene, de 64 anos.

idosos Eu Atleta (Foto: Getty Images)

O preparador físico Rudson Barros explica que praticando atividades com regularidade, o idoso logo conseguirá driblar as limitações físicas, tornando-se cada vez mais independente.

– [O exercício] proporciona uma melhoria na força e faz com que as articulações funcionem melhor. Através desses trabalho de fortalecimento muscular o idoso passa a se movimentar melhor também. Com o tempo, eles vão ficando mais fortes e cada vez mais independentes – afirmou.

Matéria: GloboEsporte/AL